Acne na idade adulta: como acabar?

Muitas pessoas têm a mania de associar as espinhas à adolescência, mas você sabia que está cada vez mais frequente a incidência desse incômodo em adultos. Uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados unidos, revelou que é comum o surgimento da acne adulta em mulheres de 20 a 40 anos, ou seja, não tem uma idade exata para o aparecimento desse mal.

Aqui no Brasil, a situação não é diferente, os dermatologistas apontam fatores como stress, variação hormonal e dieta pobre em nutrientes, como causadores da reincidência da acne.

Nós sabemos que um rosto cheio de espinha pode acabar com a autoestima de qualquer um. Por isso, vamos passar 5 mandamentos antiespinhas para você acabar com  esse problema:

relaxar

1- Relaxar

O cansaço e a preocupação constante podem piorar o quadro de acne. Isso porque, a falta de sono e o stress aumentam a produção de cortisol, o hormônio que tem relação com o excesso de óleo na pele. A solução é dormir pelo menos 8 horas por noite, praticar exercícios físicos e transar! Isso mesmo, a atividade sexual reduz o nível de cortisol, libera endorfina e melhora a circulação de oxigênio nas células da pele, o que incomoda as bactérias causadoras de acne.

 

comer bem

2- Comer bem

Saber comer bem é importante para todos os sentidos da vida. Por exemplo, comer carboidratos de alto índice glicêmico em excesso pode provocar o aumento de insulina no sangue – esse é outro hormônio que gera produção excessiva de sebo. Equilibre a quantidade de açúcar, consuma carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras, essas prática alimentar vai ajudar na prevenção contra a acne.

 

anticoncepcional

3- Repense a contracepção

Se as espinhas geralmente aparecem uma semana antes do início da sua menstruação, você pode solucionar esse problema com seu ginecologista. Tenha uma conversa com ele e verifique a possibilidade dele prescrever um anticoncepcional oral. O uso desse contraceptivo vai estabilizar os seus hormônios durante o mês, evitando o aparecimento das indesejáveis espinhas.

 

dermatologista

4- Procure um dermatologista

Quando as acnes causam lesões, infecções e deixam a pele dolorida, procure um especialista. Você deve tomar cuidado, a acne cística tem cura lenta e deixam marcas permanentes. Provavelmente o dermatologista vai receitar um antibiótico e um produto específico para acabar com as marcas. Nunca vá atrás de antibióticos receitados na sua adolescência, já que eles não são capazes de tratar a base da acne adulta: os hormônios!

 

pele limpa

5- Cuidado com a limpeza

Manter os poros limpos é essencial para uma boa aparência. Mas, cuidado na hora de esfoliar a pele para não exagerar e provocar o efeito rebote (quando a pele fica mais seca e compensa produzindo mais sebo). A limpeza de pele pode ser feita uma vez por mês para eliminar os cravos. Agora, em caso de espinhas inflamadas evite de qualquer jeito ir à esteticista.

 

Com esses mandamentos você pode eliminar de vez esse probleminha que incomoda tanto! Gostaram?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s